PSAM apresenta relatório ao MPRJ sobre andamento das obras

PSAM participa de reunião com o Ministério Público (MPRJ) para apresentar o andamento da execução das suas obras.

O Programa de Saneamento Ambiental – PSAM – participou de reunião com o Ministério Público (MPRJ) para expor o andamento da execução das obras previstas em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Governo do Estado em 7 de julho de 2019, para a retomada das obras do programa.

Nesta reunião, o PSAM informou que o coletor tronco Cidade Nova foi inaugurado e o mesmo encontra-se em operação evitando o lançamento de 700 litros por segundo de esgoto in natura na baia de Guanabara. Em abril de 2020 já havia sido informado ao MPRJ da conclusão antecipada em um mês da segunda fase desta obra.

O PSAM também executa, em fase de complementação, as obras do sistema Alcântara que contempla cerca de 165 mil pessoas e prevê remoção de 1.200 litros por segundo de esgoto diariamente, estando, atualmente, com 40,5% de média de avanço total. 

Outra obra cujo andamento foi relatado pelo PSAM foi a do coletor tronco Faria Timbó, que irá beneficiar uma população de 456 mil pessoas e redução máxima no final de plano de 1.049 litros por segundo de esgoto lançado na Baía de Guanabara. Esta obra encontra-se com 12% de execução, tendo sido iniciada no segundo semestre de 2020. Atualmente, a obra encontra-se em ritmo avançado.

Representantes do Estado presentes informaram que a operação do Reservatório Olavo Bilac está em plena carga, atendendo 157.456 habitantes, em localidades de Duque de Caxias. Também foi informado a respeito da situação das obras do Lote XV e Retiro Feliz, que terão início no primeiro trimestre de 2021. Com a finalização dessas obras, uma população de 216,5 mil habitantes será beneficiada.

Para saber mais acesse a notícia original através deste link.

Saiba mais sobre o PSAM – Programa de Saneamento Ambiental.

Deixe seu comentário

Todos os direitos reservados