Baía de Guanabara tem melhoria ambiental por ações do Governo do Estado

A Baía de Guanabara, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, apresentou avanços significativos na qualidade ambiental graças às obras de saneamento executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), através do Programa de Saneamento Ambiental (PSAM). Com a implantação dos troncos coletores da Cidade Nova e de Manguinhos, a baía deixou de receber cerca de cinco bilhões de litros de esgoto sem tratamento por mês.

Fonte: Divulgação Gov RJ – retirada de: https://www.rj.gov.br/noticias/governo-do-estado-reduz-em-5-bilhoes-de-litrosmes-o-despejo-de-esgoto-na-baia-de-guanabara7643

Antes dessas intervenções, o esgoto era despejado diretamente no canal do mangue, que desemboca na baía, gerando sérios impactos ambientais e problemas de saúde pública. As estruturas executadas pelo PSAM passaram a coletar e direcionar os resíduos para tratamento adequado, reduzindo consideravelmente a poluição e beneficiando centenas de milhares de moradores.

Na Cidade Nova, foram instalados 4,1 km de troncos coletores, que recolhem cerca de 700 litros de esgoto por segundo e encaminham o material para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria. Em Manguinhos, o projeto acrescentou 4,45 km de tubulações, com capacidade para captar aproximadamente 1.293 litros de esgoto por segundo. Essas obras garantem coleta e tratamento adequados para cerca de 600 mil moradores de diversos bairros. O governador do estado, Cláudio Castro destacou:

“Reduzimos em bilhões de litros o despejo de esgoto in natura, aliviando a carga ambiental e melhorando diretamente a qualidade de vida de centenas de milhares de pessoas. Agora, vamos expandir o programa de saneamento para outras áreas do estado”

O secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, também tratou dos avanços alcançados:

“Conquistamos melhorias expressivas que vão além da infraestrutura: estamos transformando a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é continuar avançando, tanto na agenda ambiental quanto nas áreas social e econômica”.

As obras fazem parte do plano de expansão do saneamento básico em diversas regiões do estado. Ainda este ano, a Região Metropolitana receberá novos investimentos, na cidade do Rio de Janeiro e São Gonçalo com sistemas modernos de coleta e tratamento de esgoto.

Deixe seu comentário

Todos os direitos reservados