PSAM Recebe MPRJ e PGE-RJ para visita às obras de Esgotamento do Sistema Alcântara

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Programa de Saneamento Ambiental (PSAM) recebeu nesta terça feira (10/11) membros do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) para realização de vistoria conjunta com a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) nas instalações das obras de saneamento do Sistema Alcântara, em São Gonçalo.

A visita possibilitou aos referidos órgãos o acompanhamento in loco da execução desta importante obra que é matéria do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Governo do Estado em 7 de julho de 2019. O TAC prevê a retomada das obras do Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), obras estas que beneficiarão diretamente em torno de 1,5 milhão de pessoas que vivem nas regiões afetadas. (Para saber mais sobre o TAC clique aqui)

Na ocasião da visita, foi realizada uma apresentação sobre os principais avanços na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgotamento sanitário na região, apontando especificidades da obra e os benefícios para a população do entorno. Após, o grupo percorreu o canteiro de obras da futura estação de tratamento de esgoto ETE Alcântara, visitando as suas principais estruturas e componentes.

As intervenções em curso, que contam com equipamentos modernos de escavação como “shields”, atenderão a cerca de 165 mil pessoas, com a remoção de pelo menos 1.200 litros por segundo de esgoto diariamente lançados. O avanço geral das obras ultrapassou os 50% e pode ser acompanhado através da página de acompanhamento de obras do PSAM Mapas, que atualiza informações das obras do PSAM.

Acesse aqui a matéria original no site do MPRJ.

Deixe seu comentário

Unidade Executora - UEPSAM

Infraestrutura e Implantação de Projetos

Articulação Institucional

PMSB

Notícias

Transparência

Todos os direitos reservados